domingo, 29 de agosto de 2010

Cursistas!


Hoje, estou escrevendo aqui não para falar da minha conquista, mas da nossa conquista e para lembrar de como devemos agradecer a Deus nos momentos especiais de nossa vida.
Agradeço e continuo confiando que Ele vai nos acompanhar nos dias que ainda virão.
Após cada conquista em sua vida, dê graças e entregue novamente o seu caminho a Deus, pois ele pode fazer ainda muito mais através de você.
Multiplicadora Silvana

domingo, 22 de agosto de 2010

Game da Reforma Ortográfica

O site FMU, em parceria com a Retoque Comunicação e o LivroClip, disponibilizam o Game da Reforma Ortográfica, uma maneira interativa e divertida de aprender mais sobre as novas regras da língua portuguesa.
Clique aqui.

BLOG NA EDUCAÇÃO

Na sala de aula, serve para registrar os conhecimentos adquiridos pela turma durante os projetos de estudo, sendo possível enriquecer os relatos com links, fotos, ilustrações e sons.

Fazendo blogs cria-se o hábito de registro e se divulgam boas iniciativas. São ótimas estratégias para dar a palavra aos estudantes e desenvolver a sua criatividade.

Pode abrir novos canais de comunicação entre alunos e professor, incentivando, com isso, o convívio e a aprendizagem das tecnologias envolvidas.

O educador pode convidar os alunos para criarem, juntos, um blog da turma. Todo o processo - escolher o servidor, eleger e editar o visual, inscrever os participantes e decidir o nome e os "objetivos" do blog - pode ser feito coletivamente.

Também é possível fazer do blog um jornal com as novidades, curiosidades, notícias e fofocas da turma. Grupos de alunos poderiam assumir cada editoria (editorial; notícias da escola; notícias da turma; cultura; esportes; recreio; colunas de opinião; etc.) e o jornal estaria sempre fresquinho e sempre no ar, para quem quisesse ler.

Outra opção muito interessante seria usar o blog no seu sentido original: uma página pessoal, com os pensamentos do dia-a-dia de cada aluno. Só que a criação dos blogs seria orientada em sala de aula, e todos os endereços ficariam disponíveis para a turma.
Fonte: http://oficinadoblog.weblogger.terra.com.br/

GEOCUBE

O Geocube é um material online desenvolvido pelo HERODOT (Rede Europeia para a educação superior em Geografia). O material é apresentado como um cubo em 3D como o de Rubik.




Cada face é dedicada a um "ramo" da Geografia e para cada um deles estão disponíveis textos, imagens e vídeos sobre os diversos temas . É possível se fazer o download de cada um dos 54 temas disponíveis em arquivos com formato .pdf.

BRINCADEIRAS DO BRASIL

Uma iniciativa bacana da Folha de São Paulo, no UOL, foi a construção de um mapa de brincadeiras de todas as regiões brasileiras. O projeto foi construído com a colaboração de quem quisesse inscrever e enviar a descrição das brincadeiras, também enriquecidas com vídeos ou poscasts. Vale a pena dar uma espiadinha! Ficou lindo!Acesse aqui.

domingo, 8 de agosto de 2010

"Na relação educador-educando deve-se privilegiar a responsabilidade mediadora do professor. Ou seja, sua capacidade de mediar o educando e o computador, gerenciando democraticamente a complexa rede propiciada pela informática, "problematizando, junto aos educandos, o conteúdo que os mediatiza"
Paulo Freire